sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Faça um carregador para a bateria do seu carro

   

   Quem nunca teve que empurrar o carro?


     Quem nunca pagou o mico de ter que empurrar o carro porque a bateria morreu, ou pior ainda, não tem ninguém para ajudar e a sua esposa não faz a mínima idéia de como fazer a geringonça pegar no tranco, então você entra no carro e a mulher fica sofrendo tentando empurrar o carro sozinha (é engraçado).



    Bom, eu nunca passei por isso, pelo menos não de carro (minha esposa já me ajudou a empurrar a moto), mas já fiquei sem bateria no carro, então peguei algumas peças usadas que tinha em casa e fiz um carregador muito simples. Vamos as peças:


Duas garras tipo jacaré


Cabo de força (mais conhecido como rabicho)


Soquete para lâmpada
                                                                 

Diodo IN4007

Lâmpada incadescente

    A motagem é bem simples como no esquema:


Caso você tenha um pouco mais de experiência com eletrônica, você pode fazer um carregador mais potente usando quatro diodos como no desenho abaixo:



Instale o rabicho no lado que vai na tomada e as garras tipo jacaré no lado da bateria. para rede 220v use lâmpada 220v, em rede 127v use lâmpada 127v. a potência da lâmpada pode ser de 60w, 100w ou 150w. Quanto mais potente a lâmpada, mais rápido carrega a bateria (eu recomendo usar a lâmpada de 150w).

Para fazer as emendas dos diodos com os fios você deve usar um ferro de solda e estanho, desses usados em eletrônica, pode ser do tipo mais simples possível.

Atenção, se você fizer como está no desenho vai funcionar corretamente, mas para garantia de que você não ligou errado, use um multimêtro para saber o que é positivo e o que é negativo nas garras tipo jacaré, pois para carregar a bateria, o negativo do carregador deve ser ligado no negativo da bateria e o positivo do carregador  deve ser ligado no positivo da bateria. Qualquer dúvida perguntem. Um abraço.


                                            

52 comentários:

  1. Ola amigo tá faltando dois filtro cerâmicos para não passar AC e ficar bom

    Att... Reinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, mas o objetivo do blog é aprender a fazer em casa, como quebra galho, e não a fazer otimizado. Mesmo assim o diodo transforma AC em corrente pulsante, que já é o suficiente para carregar a bateria. Abraço.

      Excluir
    2. Vocês poderiam dizer onde ficariam estes citados filtros de cerâmica para não passar a corrente AC? Já que se deu o trabalho de colocar Cristiano Silva, não lhe custa nada colocar de forma completa já que isso melhora o projeto. E caso não saiba como faze-lo, peça ao amigo anonimo para descrever o processo.

      Excluir
    3. Coloca um polo do filtro (capacitor) no positivo e outro polo no negativo (ou seja, em paralelo com a carga).

      Excluir
    4. Sem os filtros tem a vantagem de se aproveitar a tensão pulsante à saída dos díodos para ajudar a eliminar ou reduzir a sulfatação. Processo que naturalmente ocorre com o uso.
      Obrigado pelas contribuições de todos!

      Excluir
    5. ACREDITO QUE PARA MELHORAR A TENSAO PULSANTE PODE SE COLOCAR CAPACITOR ELETROLITICO DE 220UF POR 250V PARA TENSAO 110V E OU 220UF POR 450V PARA TENSAO 220V ENCONTRADOS EM FONTES DE PC.

      Excluir
  2. Ola boa noite. no caso uso 220v de tensão de entrada,no esquema dos 4 diodos + lampada de 150w, posso deixar ligado direto o tempo todo? faltou energia ao voltar ela recarrega sem precisar ficar conectando e desconectando obrigado. posso por um capactor AC, 60u por 400v no lugar da lampada em rede 220v?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar a ideia do carregador Cristiano.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, acabei de fazer um carregador destes e antes de ligar na bateria testei com um multimetro e deu 113vdc, e a lampada nao acendeu, alguem pode dizer se é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lampada, só acende com a carga da bateria, ou sejá os bornes tem que esta conectado na bateria.

      Excluir
  5. eu tinha feito um corretamente de um outro blog, porem meu diodo explodiu kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Se eu fizer sem o diodo funciona?

    ResponderExcluir
  7. Se eu fizer o carregador sem o diodo funciona?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Alguém que tenha usado essa idéia, conseguiu resultado? Quanto tempo leva para carregar uma bateria de 70 Ah?

    ResponderExcluir
  9. Sabe informar qual o tempo maximo que pode ficar carregando a bateria?

    ResponderExcluir
  10. Para baterias de 45 a 70 AH em 24 horas tem-se carga para uma no máximo 02 partidas (depende da persistência na primeira partida)...para carga completa 48horas (deve-se atentar a tensão da rede e potencia da lâmpada para este resultado que estou mencionando)

    ResponderExcluir
  11. A questão é...se acontecer do diodo abrir...beleza não carregará...mas e se entrarem em curto????Seria corrente alternada para as baterias não seria??? E sendo assim adeus bateria ?ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se usar ponte não há o risco, pois se um diodo entrar em curto (raríssimo de acontecer nesse circuito de baixa corrente) outro diodo da ponte retornará a corrente pra rede e a bateria não receberá ac. Se a retificação fosse com um único diodo haveria esse risco sim.

      Excluir
  12. Para carga completa de bateria de 70A é exatamente 72 Horas

    ResponderExcluir
  13. E para bateria de moto de 5 . 7 até 12 amperes como faço o esquema

    ResponderExcluir
  14. Galera outra dica um pouco mais simples, pega uma fonte qualquer, de carregador de celular, video game, qualquer uma que tenha a saida 12v, dai só ligar a lampada e não precisa ligar diodo pra não ter trabalho. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode utilizar a fonte de Notebook mas normalmente tem 18/19,5 volts daí basta ligar uma lâmpada de 12 volts de carro dessas de 30w no fio positivo antes de ligar na bateria, sendo assim a lâmpada rouba a energia excedente q vai carregar a bateria de modo a empurrar uns 12 a 15 volts com cerca de 10amperes. Veja no YouTube pessoal utiliza de boa.

      Excluir
  15. este carregador pode-ser carregada em 8h sim ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de montar com o que eu tinha na mão. Um soquete, uma lâmpada de 60w, fio de 3 mm e 4 doidos IN 4007. Não estava acreditando que iria funcionar. Deixei carregando uma bateria de 45 amperes por 4 horas e fui testar a partida, o carro funcionou tranquilamente e ainda dei mais 6 partidas para testar o quanto a bateria estava carregada e todas funcionaram perfeitamente.

      Excluir
  16. Muito útil esse carregador...

    ResponderExcluir
  17. Não se fabricam mais lâmpadas acima de 100w. E se eu colocar, em 110v uma lâmpada de 100w x 220v?



    ResponderExcluir
  18. fiz um carregador com 2 diodos in4007 e uma lâmpada de 100w a corrente é de 220 e minha bateria de 60ah quanto tempo devo deixar pra carregar?
    email: herosmarlon@hotmail.com desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  19. O que devemos fazer ...pois nao se vende mais a lampada incandescente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinho, agora existe no mercado uma lâmpada que substitui a lâmpada incandescente, ela é muito parecida com a antiga, só que dentro do bulbo de vidro existe outro pequeno bulbo com o filamento, agora ela usa o gás halogênio, esse pequeno bulbo é muito parecido com aquele que tem nas lampadas dicróicas. O preço não aumentou muito, paguei R$ 3,50

      Excluir
  20. Oi Paulinho, agora existe no mercado uma lâmpada que substitui a lâmpada incandescente, ela é muito parecida com a antiga, só que dentro do bulbo de vidro existe outro pequeno bulbo com o filamento, agora ela usa o gás halogênio, esse pequeno bulbo é muito parecido com aquele que tem nas lampadas dicróicas. O preço não aumentou muito, paguei R$ 3,50

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Há algum risco de explosão ao utilizar esse carregador caseiro para carregar uma bateria automotiva de 12v por meio de uma tensão de 110 ou 220v? por favor me respondam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sophie, não há perigo nenhum, sempre utilize a lâmpada e o diodo, se você não usar nenhum desses itens poderá ser perigoso.

      Excluir
    2. EU ESTOU PENSANDO SE COMPENSA O GASTO DE ENERGIA ELETRICA COM UMA LAMPADA DE 150W LIGADA POR 72 HORAS.

      Excluir
  22. Olá pessoal alguém pode me informar se tem diferença entre colocar a lâmpada na fase positiva ou na negativa do esquema e quais as consequências se for feito errado o esquema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAMARADA,TANTO FAZ A LAMPADA E LIGADA EM UM DOS POLOS AC DA REDE,RABICHO.

      Excluir
  23. Boa tarde fui testar os terminais de saída é deu 32 v está certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você mediu sem a bateria, por isso ficou tensão mais alta. Se a bateria estava conectada há algo muito errado, pois a tensão da bateria não passará muito de 12V.

      Excluir
  24. Eu fiz mas não tenho os diodos e estou carregando nesse momento com uma lâmpada de 70w uma bateria de 60,sabe me dizer qual o risco, e quanto tempo devo deixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edinasio, desculpe a demora, se você não usar pelo menos um diodo, não ira carregar. pois terá apenas corrente alternada (onde a tensão muda de polaridade 120 vezes por segundo), e para carregar a bateria você deve ter corrente continua, ou no mínimo pulsante (que é o caso quando usamos apenas 1 diodo)

      Excluir
  25. Sera que da pra usar diodo de 6a10 amperes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CLARO QUE SIM E ATE MELHOR,E SE QUISER PODE USAR UMA PONTE RETIFICADORA 5A. QUE E COMO O DESENHO DOS DIODOS ESTAO SIMULANDO.

      Excluir
  26. bom dia a todos . pergunto , qual o resistor que posso colocar no lugar da lampada , usando alimentação de entrada em 220 V , ou se 110 V.. quais os resistores correspondentes para 110V e ou 220 V na entrada do circuito .. assim não usamos mais lampadas .. alguem sabe informar por favor . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUALQUER RESISTOR QUE FOR COLOCADO IRA AQUECER DEMASIADAMENTE A WATTAGEM SERIA MUITO ALTA POR ISSO DO USO DA LAMPADA.

      Excluir
  27. Duvida... Precisa necessariamente respeitar neutro e fase na tomada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, para o funcionamento do carregador não faz diferença alguma. Entretanto, o risco de choque fica reduzido se usar o neutro pra ficar ligado direto na bateria e a fase para ficar na lâmpada.

      Excluir