sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Faça um carregador para a bateria do seu carro

   

   Quem nunca teve que empurrar o carro?


     Quem nunca pagou o mico de ter que empurrar o carro porque a bateria morreu, ou pior ainda, não tem ninguém para ajudar e a sua esposa não faz a mínima idéia de como fazer a geringonça pegar no tranco, então você entra no carro e a mulher fica sofrendo tentando empurrar o carro sozinha (é engraçado).



    Bom, eu nunca passei por isso, pelo menos não de carro (minha esposa já me ajudou a empurrar a moto), mas já fiquei sem bateria no carro, então peguei algumas peças usadas que tinha em casa e fiz um carregador muito simples. Vamos as peças:


Duas garras tipo jacaré


Cabo de força (mais conhecido como rabicho)


Soquete para lâmpada
                                                                 

Diodo IN4007

Lâmpada incadescente

    A motagem é bem simples como no esquema:


Caso você tenha um pouco mais de experiência com eletrônica, você pode fazer um carregador mais potente usando quatro diodos como no desenho abaixo:



Instale o rabicho no lado que vai na tomada e as garras tipo jacaré no lado da bateria. para rede 220v use lâmpada 220v, em rede 127v use lâmpada 127v. a potência da lâmpada pode ser de 60w, 100w ou 150w. Quanto mais potente a lâmpada, mais rápido carrega a bateria (eu recomendo usar a lâmpada de 150w).

Para fazer as emendas dos diodos com os fios você deve usar um ferro de solda e estanho, desses usados em eletrônica, pode ser do tipo mais simples possível.

Atenção, se você fizer como está no desenho vai funcionar corretamente, mas para garantia de que você não ligou errado, use um multimêtro para saber o que é positivo e o que é negativo nas garras tipo jacaré, pois para carregar a bateria, o negativo do carregador deve ser ligado no negativo da bateria e o positivo do carregador  deve ser ligado no positivo da bateria. Qualquer dúvida perguntem. Um abraço.


                                            

20 comentários:

  1. Ola amigo tá faltando dois filtro cerâmicos para não passar AC e ficar bom

    Att... Reinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, mas o objetivo do blog é aprender a fazer em casa, como quebra galho, e não a fazer otimizado. Mesmo assim o diodo transforma AC em corrente pulsante, que já é o suficiente para carregar a bateria. Abraço.

      Excluir
    2. Vocês poderiam dizer onde ficariam estes citados filtros de cerâmica para não passar a corrente AC? Já que se deu o trabalho de colocar Cristiano Silva, não lhe custa nada colocar de forma completa já que isso melhora o projeto. E caso não saiba como faze-lo, peça ao amigo anonimo para descrever o processo.

      Excluir
    3. Coloca um polo do filtro (capacitor) no positivo e outro polo no negativo (ou seja, em paralelo com a carga).

      Excluir
  2. Ola boa noite. no caso uso 220v de tensão de entrada,no esquema dos 4 diodos + lampada de 150w, posso deixar ligado direto o tempo todo? faltou energia ao voltar ela recarrega sem precisar ficar conectando e desconectando obrigado. posso por um capactor AC, 60u por 400v no lugar da lampada em rede 220v?

    ResponderExcluir
  3. Douglas Dias Pires2 de agosto de 2013 15:12

    Obrigado por compartilhar a ideia do carregador Cristiano.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, acabei de fazer um carregador destes e antes de ligar na bateria testei com um multimetro e deu 113vdc, e a lampada nao acendeu, alguem pode dizer se é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lampada, só acende com a carga da bateria, ou sejá os bornes tem que esta conectado na bateria.

      Excluir
  5. eu tinha feito um corretamente de um outro blog, porem meu diodo explodiu kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Se eu fizer sem o diodo funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao funciona!! ira danificar a bateria

      Excluir
  7. Se eu fizer o carregador sem o diodo funciona?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Alguém que tenha usado essa idéia, conseguiu resultado? Quanto tempo leva para carregar uma bateria de 70 Ah?

    ResponderExcluir
  9. Sabe informar qual o tempo maximo que pode ficar carregando a bateria?

    ResponderExcluir
  10. Para baterias de 45 a 70 AH em 24 horas tem-se carga para uma no máximo 02 partidas (depende da persistência na primeira partida)...para carga completa 48horas (deve-se atentar a tensão da rede e potencia da lâmpada para este resultado que estou mencionando)

    ResponderExcluir
  11. A questão é...se acontecer do diodo abrir...beleza não carregará...mas e se entrarem em curto????Seria corrente alternada para as baterias não seria??? E sendo assim adeus bateria ?ou não?

    ResponderExcluir
  12. Para carga completa de bateria de 70A é exatamente 72 Horas

    ResponderExcluir
  13. E para bateria de moto de 5 . 7 até 12 amperes como faço o esquema

    ResponderExcluir
  14. Galera outra dica um pouco mais simples, pega uma fonte qualquer, de carregador de celular, video game, qualquer uma que tenha a saida 12v, dai só ligar a lampada e não precisa ligar diodo pra não ter trabalho. vlw

    ResponderExcluir