sábado, 22 de outubro de 2011

Como melhorar seu PC facilmente

     Quantas vezes você já pensou em trocar seu PC por ele estar lento demais? Saiba que na maioria das vezes o problema não está no computador, mas sim no Windows.


   Hoje iremos ensinar a acelerar e melhorar o computador sem necessidade de formatação, usando somente algumas ferramentas básicas do próprio Windows, sem usar aquelas parafernalhas que tem na internet, e que em muitas vezes o download desses programas vem com vírus. Não estou desmerecendo esses programas, é que em muitos casos eles vem com vírus mesmo, e acabam piorando a situação do PC.

Vamos as ferramentas e o que elas fazem:

SCANDISC- O Scandisc serve para procurar e solucionar erros no HD, erros que na maioria das vezes não são acusados pelo Windows, mas que atrapalham o HD na hora de procurar arquivos.

DESFRAGMENTADOR- Serve para organizar o HD. Durante o uso normal do PC nós colocamos e tiramos arquivos do computador, trocamos pasta de lugar, instalamos e desinstalamos programas, e isto causa uma desogarnização do HD, deixando os arquivos espalhados pelo disco causando lentidão na hora de acessar arquivos.

PREFETCH- Esta é uma ferramenta que o windows utiliza para agilizar a inicialização de programas, pois ele guarda arquivos com informações de cada programa que é utilizado. O problema é que com o passar do tempo está pasta continua com arquivos de programas que você até já desinstalou, e quanto mais arquivos nesta pasta, maior é o tempo de inicialização do windows.

MSCONFIG- (Usuários avançados) Esta é uma ferramenta que permite a desativação de alguns programas que inicializam junto com o Windows. As vezes a quantidade de programas é tão grande que o Windows leva vários minutos para inicializar.

APRENDENDO A USAR AS FERRAMENTAS

SCANDISC- Abra a pasta Meu computador, clique com o botão direito do mouse no disco  C:
clique em propriedades, clique na aba ferramentas, clique em verificar agora, marque as duas opções e clique em iniciar. Obs. O Scandisc pode levar mais de 30 minutos, talvez o Windows ofereça para fazer a verificação do disco na proxima inicialização, se ele fizer isso clique em sim e reinicie o PC.










DESFRAGMENTADOR- Abra a pasta Meu computador, clique com o botão direito do mouse no disco  C: , clique em propriedades, clique na aba ferramentas, clique em desfragmentar agora. Já com o desfragmentador aberto clique em desfragmentar. Obs. a desfragmentação do disco também pode levar mais de 30 minutos.





LIMPANDO A PASTA PREFETECH- Abra a pasta Meu computador, abra a pasta Windows, abra a pasta Prefetech, apague todos os arquivos desta pasta. Obs. Não se peocupe, esses arquivos apagados não vão fazer falta.


MSCONFIG- Clique abra o menu iniciar, clique em executar, digite msconfig (no Win7 você digita msconfig no mesmo campo que usamos para procurar arquivos e pastas ), clique na aba inicializar, desmarque os programas que você conhece o nome e sabe que não é um programa que você precise que fique ligado, por exemplo você pode desativar o Office, o Adobe reader, o Nero, Power Dvd, Daemon, Msn. Você pode até desmarcar todos que não vai ter problema, mas pode acabar desligando a inicialização do anti-virus por exemplo, isso não quer dizer que o anti-virus não vai funcionar, mas você terá que inicia-lo manualmente cada vez que iniciar o Windows. Após escolher quais vai desativar clique em OK reinicialize o Winows.




       Essas ferramentas apesar de simples, melhoram significativamente o Windows. As vezes pensamos que o problema só pode ser resolvido atravez de formatação, mas estas ferramentes geralmente resolvem o problema.

       Qualquer dúvida, postem nos comentários. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário