domingo, 24 de junho de 2012

Como usar um multímetro

 
         

   Olá pessoal, com certeza você já se deparou com dicas de eletrônica ou de como consertar alguma coisa, mas sempre vinha aquela frase "Você vai precisar de um multímetro" , e você desanimou pensando, que bicho será esse? Então nesse post vamos explicar de maneira bem fácil como usar esse bichinho que não custa caro, esses dias comprei um bem simples com alicate amperímetro por R$39,90 , mas sem o alicate pode custar até a metade do preço.

Em primeiro lugar, o que é um multímetro?  é um aparelho com múltiplas funções, geralmente são: Voltímetro Ca e Cc, Amperímetro e ohmímetro.


Os tipos são:
                                                                       Analógico


                                                          
Digital



Multímetro com alicate amperímetro e escala automática (esse é o melhor)



     Os analógicos já são ultrapassados e mais difíceis de encontrar, mas ainda tem gente que prefere usar para algumas funções específicas táis como usar o ohmímetro para testar capacitores.

As funções.

Voltímetro: é usado para testar voltagem, que podem ser de dois tipos, corrente alternada (como tomadas e transformadores, seu simbolo é  ~ , Ca ou Ac) e do tipo corrente contínua (como pilhas e baterias, seu símbolo é = , Cc ou Dc)

Amperímetro: é usado para medir a quantidade de corrente elétrica (símbolo "A") que passa por um condutor.

Ohmímetro: é usado para testar resistência elétrica (símbolo Ω ou ohms) , ou continuidade, em alguns modelos de multímetro existe a opção para testar continuidade separada do ohmímetro como mostrado na figura abaixo



Bem, nos multímetros existem mais funções do que as que foram citadas, mas essas funções são para outro post, pois este é para iniciantes.

     Na verdade a função que ensinarei a usar é a do ohmímetro ou de continuidade, pois é a mais usada para consertarmos alguns aparelhos.

Testando Resistências e Fusíveis.

Coloque o multímetro em teste de continuidade e toque uma ponteira na outra para testar, o multímetro deve emitir um sinal sonoro, (piiiiiiiiiiiii) hehehe.




Feito isso coloque uma ponteira do multímetro em uma das pontas da resistência ou do fusível e a outra ponteira na outra ponta, se o multímetro emitir um sinal sonoro significa que a resistência ou o fusível está bom


Se "não" apitar significa que precisa ser substituído. a princípio é isso, qualquer dúvida sobre multímetro é só postar nos comentários. Abraço.