sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Faça um carregador para a bateria do seu carro

   

   Quem nunca teve que empurrar o carro?


     Quem nunca pagou o mico de ter que empurrar o carro porque a bateria morreu, ou pior ainda, não tem ninguém para ajudar e a sua esposa não faz a mínima idéia de como fazer a geringonça pegar no tranco, então você entra no carro e a mulher fica sofrendo tentando empurrar o carro sozinha (é engraçado).



    Bom, eu nunca passei por isso, pelo menos não de carro (minha esposa já me ajudou a empurrar a moto), mas já fiquei sem bateria no carro, então peguei algumas peças usadas que tinha em casa e fiz um carregador muito simples. Vamos as peças:


Duas garras tipo jacaré


Cabo de força (mais conhecido como rabicho)


Soquete para lâmpada
                                                                 

Diodo IN4007

Lâmpada incadescente

    A motagem é bem simples como no esquema:


Caso você tenha um pouco mais de experiência com eletrônica, você pode fazer um carregador mais potente usando quatro diodos como no desenho abaixo:



Instale o rabicho no lado que vai na tomada e as garras tipo jacaré no lado da bateria. para rede 220v use lâmpada 220v, em rede 127v use lâmpada 127v. a potência da lâmpada pode ser de 60w, 100w ou 150w. Quanto mais potente a lâmpada, mais rápido carrega a bateria (eu recomendo usar a lâmpada de 150w).

Para fazer as emendas dos diodos com os fios você deve usar um ferro de solda e estanho, desses usados em eletrônica, pode ser do tipo mais simples possível.

Atenção, se você fizer como está no desenho vai funcionar corretamente, mas para garantia de que você não ligou errado, use um multimêtro para saber o que é positivo e o que é negativo nas garras tipo jacaré, pois para carregar a bateria, o negativo do carregador deve ser ligado no negativo da bateria e o positivo do carregador  deve ser ligado no positivo da bateria. Qualquer dúvida perguntem. Um abraço.


                                            

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Meu computador liga mas não aparece imagem, o que faço?

   
Com certeza já aconteceu com muita gente, chegar em casa louco pra jogar um game no pc, ou desesperado para ler aquele e-mail que estava esperando, liga o computador e não aparece imagem, e as vezes o desgramado ainda fica apitando que nem um louco. Então você logo fica imaginando quanto vai custar o conserto. Mas fique tranquilo, em 90% dos casos o problema está na memória ram e podemos resolver em casa mesmo.




 Pra quem não conhece,
 aí está a mardita, ou você pensou
 que ram era a fêmea do sapo?
Memória ram
     A memória ram contém em torno de 240 pinos, e as vezes por umidade, muita poeira, ou as vezes até mesmo por passar muito tempo desligado, alguns pinos param de conduzir informações para a placa mãe, neste post vamos ensinar você a limpar os pinos da memória ram.

Bom, agora que sabemos o que é memória ram, vamos encontra-la. 
   
     
Primeiro tire o seu pc da tomada,
depois abra a tampa lateral


                      Você ira visualizar a placa mãe                                  
  

                      Estes são os slots onde fica a memória ou as memórias.


                       Retire a memória ram

                       Limpe os pinos com uma borracha escolar, se você tiver um pincel, limpe os slots também.

                       Recoloque a memória ram

     Feche o PC e ligue novamente, parece simples, mas na maioria dos casos o problema é só isso. É claro que talvez este não seja o problema, mas se for, você já economizou no mínimo R$50,00.

Qualquer dúvida postem comentários. Um abraço.

                    


sábado, 3 de setembro de 2011

Como consertar sua cafeteira



   Sua cafeteira quebrou e com certeza passou pela sua cabeça "queria saber consertar minha cafeteira", mas fique tranquilo, pois a cafeteira é praticamente o mais fácil dos eletrodoméstiscos de se consertar, pois geralmente o problema é na parte elétrica que é muito simples, mas as vezes por ser um eletrodoméstico que não custa muito caro as pessoas acham que não vale a pena mandar para o conserto, então vamos mostrar que é fácil consertar em casa, vamos aos componentes:

Cabo de alimentação



Chave liga\desliga

Fusível térmico


Relé térmico

Resistência


               Antes de qualquer coisa, desligue a cafeteira da tomada, depois para iniciarmos o censerto precisaremos de chave de fenda e chave philips, e de um multímetro, aqui mostraremos um digital da marca Fluke, mas você pode comprar um bem simples, analógico mesmo (aquele de ponteirinho).




             Ao abrirmos a parte de baixo da cafeteira, encontraremos isto.






       Apenas tirando a tampa de baixo já podemos ver todos componentes elétricos, então vamos testá-los, pegue seu multimetro e ajuste pare medir continuidade ou para medir ohms.


    







Comece testando o cabo de alimentação, pois este pode estar rompido internamente. Se o cabo estiver danificado o multímetro vai acusar resistência infinita, se estiver bom, vai mostrar resistência zero. Caso o cabo esteja bom, vamos ao próximo componente.









O fusível térmico fica dentro de uma proteção, ele é preso na resistência, geralmente é por algum tipo de trava. Solte o fusível e puxe a proteção até aparecer o fusível.






Assim como no cabo de alimentação ajustamos o multímetro para continuidade ou para medir ohms, o resultado deve ser resistência zero, caso der resistência infinita é porque o fusível está danificado.

    Depois testamos o relé térmico, o metodo é o mesmo que usamos para os outros componentes


                                                                                         

  Se ainda não encontrar o problema, teste a resistência com o mesmo método. Após encontrar o componente com defeito, basta substitui-lo, todos são extremamente baratos. Praticamente 99% dos defeitos de uma cafeteira são na parte elétrica. Caso sua cafeteira funcione, mas esquenta um pouco e para, o problema está no relé térmico, pois sua função e desligar a resistência em determinada temperatura, mas quando ele está com defeito ele desliga a resistência antes de esquentar o necessário para passar o seu café.

 Ainda existe um problema que não é elétrico que tenho visto muito nos comentários, por isso estou editando este post, para explica-lo vamos entender como a cafeteira funciona:

 Algumas pessoas acham que a cafeteira puxa a água mas isso não acontece, as mangueiras que conduzem a água funcionam da seguinte maneira, a primeira leva água fria até a resistência, chegando lá a água ferve e a pressão faz com que ela saia pela segunda mangueira, que leva a água quente para o filtro com o pó de café. O que não deixa a água voltar pela primeira mangueira, é uma bolinha que fica dentro da primeira mangueira, e quando a água quente produz pressão, a bolinha volta e fecha a entrada de água, essa bolinha chama-se válvula de controle de fluxo, em alguns casos essa bolinha tranca, e a cafeteira acaba mandando água de volta pra dentro do reservatório. Sugiro que neste tipo de problema, você retire a mangueira e faça uma limpeza interna, pois a bolinha precisa estar solta dentro da mesma.

Caso restem dúvidas, podem coloca-las nos comentários. Um abraço (e não esqueçam de clicar nas propagandas, hehehe).